“ANTES QUE O CAFÉ ESFRIE”, TOSHIKAZU KAWAGUCHI

Por Sarah Amorim

Imagem digital fictícia de personagem de desenho animado

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Fonte: Banco de Ilustrações (Diana Isabel López Botero)

“Antes que o café esfrie” é um romance japonês escrito por Toshikazu Kawaguchi que se passa em Tóquio. A sua escrita é simples e direta, talvez por ter sido originalmente uma peça de teatro. A história gira em torno de uma cafeteria famosa por uma lenda urbana que afirma que ela é capaz de fazer seus clientes viajarem no tempo. Contudo, as várias regras para a viagem desanimam a maioria das pessoas que chegam ao café com esse objetivo. Aqueles que decidem prosseguir, no entanto, têm a chance de revisitar momentos do passado e compreender melhor a si mesmos.

Um dos pontos mais interessantes da obra está nas regras, que parecem fazer com que a viagem não tenha nenhum propósito. A viagem ao passado não afeta o presente e só é possível visitar pessoas que já estiveram no café. Além disso, só se pode viajar se estiver sentado em uma cadeira específica e é preciso permanecer nela até o fim da viagem. Por fim, é essencial estar atento, pois o tempo é curto. É preciso estar de volta antes que o café esfrie ou sofrer as consequências.

Apesar disso, a experiência é transformadora, mudando completamente a vida de cada um dos viajantes. O que torna a obra ainda mais interessante é a conexão entre os contos, pois um coadjuvante do conto atual se torna o protagonista do próximo, possibilitando conhecer melhor os personagens e se emocionar ainda mais com suas histórias.

O livro é composto por quatro contos, são eles: “Os Namorados”, “Marido e Mulher”, “As Irmãs” e “Mãe e Filha”. Cada conto apresenta uma história sensível sobre amor, arrependimento, perdão e a importância de valorizar o tempo que temos. 

A viagem no tempo nesta obra funciona de maneira incomum, já que ela não tem o poder de mudar o presente, mas é uma oportunidade para que os personagens possam refletir sobre suas escolhas e encontrar respostas para questões que ficaram em aberto. Assim, ela ajuda cada um dos personagens a ter um novo olhar sobre a vida e ficar em paz consigo mesmos.

Todos os contos são emocionantes e profundos, é fácil se conectar com os personagens e se imergir na história. “Antes que o café esfrie” é uma boa pedida para quem é fã de histórias criativas e diferentes, mas que permitem pensar sobre questões universais como o amor em suas diferentes formas, as escolhas que fazemos, e como elas podem afetar nossos destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *