Livro: “O Hobbit”, J.R.R. Tolkien

Por Rodrigo Jardim

“O Hobbit” é uma fantasiosa obra-prima escrita por J.R.R. Tolkien, que nos convida a um mundo fictício, habitado por seres extraordinários e repleto de aventuras emocionantes, magia e encantos. Publicado em 1937, este livro exercita a imaginação dos mais diversos tipos de leitores, de todas as idades, com uma história emocionante e personagens marcantes.

Tudo começa com Bilbo Bolseiro, um pequeno e solitário hobbit que leva uma vida muito confortável e sem grandes ambições em sua humilde, porém arrumada, casinha no Condado. Seus dias de paz têm fim quando Gandalf, um poderoso mago que conhecia há anos, e um grupo de treze anões, liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho, batem um por um em sua porta com uma ideia um tanto audaciosa: retomar o reino perdido dos anões de Erebor, que foi tomado pelo perigoso e temido dragão Smaug.

Bilbo, mesmo relutante no início, resolve juntar-se à expedição, tomando o papel de “ladrão contratado” dos anões, por ser muito esperto e ágil. Sua jornada o leva para bem distante de sua aconchegante toca no Condado, por terras desconhecidas, enfrentando perigos como trolls, orcs, aranhas gigantes e o astuto Gollum, cujo encontro proporciona uma das passagens mais emblemáticas da obra.

Além dos emocionantes momentos de ação e perigo, “O Hobbit” também aborda temas mais profundos, como coragem, requisitada em diversas situações vividas pelo pequeno hobbit, e amizade, uma vez que para Bilbo aqueles 13 anões desconhecidos passariam a ser sua família, a quem deveria confiar sua própria vida. Durante a história, o personagem principal vive uma jornada de autodescoberta e crescimento, saindo da sua zona de conforto e se tornando um herói improvável.

Outro destaque do livro é a escrita rica e poética utilizada pelo autor, que convida os leitores para dentro do mundo de fantasia criado por ele. Suas descrições, sempre muito bem detalhadas, das paisagens exuberantes da Terra-média e dos mais diferentes seres que a habitam, são de fato muito cativantes e valiosas.

“O Hobbit” é um livro que continua encantando a todos os leitores apaixonados por ficção científica, de geração em geração, combinando aventura, imaginação e profundidade temática de uma maneira única. Sem dúvidas, é uma leitura recomendada para qualquer amante da fantasia e um convite perfeito ao misterioso mundo de Tolkien.

Esta resenha faz parte da série Autores da Torre, do Projeto de extensão Torre de Babel, da Biblioteca José de Alencar (Faculdade de Letras/UFRJ) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *