Por Naiara Mello
Releituras na Quarentena
Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro livro da escritora inglesa J.K. Rowling, publicado no ano de 1997. Como referido no título, a história é desenrolada em torno de um menino um tanto especial, chamado Harry Potter. Órfão, negligenciado por sua família adotiva, os Dursley, Harry Potter recebe uma carta inesperada que ocasiona na descoberta sobre seu misterioso passado e sua fama… no mundo bruxo. A misteriosa carta vinha de Hogwarts, a escola de magia e bruxaria mais famosa do mundo, e continha a informação de que a vaga para ingressar pertencia a ele. Agora descobrira que não era um menino normal. Em toda sua vida, os Durleys se incumbiram de enfatizar que Harry não era nada extraordinário, que era esquisito, indigno de amor e carinho, sozinho no mundo. Com essa carta, novas oportunidades e um novo mundo se abriram para Potter, onde não mais viveria sob o jugo da opressão dos Dursleys.
A trajetória do menino Potter começa a mudar por completo, marcada por novos começos, desafios e, principalmente, novos amigos e inimigos. No novo ano letivo em Hogwarts, formara novos laços de amizades: dentre seus novos amigos estão Rúbeo Hagrid, um homem extremamente grande escondido sob cabelos e barbas espessos; Ronald Weasley, um garoto esguio e de cabelos cor de fogo e um bichinho de estimação tanto incomum, um rato; Hermione Granger, uma menina extremamente inteligente e de cabelos castanhos esvoaçados. Não acaba por aí, conhecera também Draco Malfoy, um menino de rosto pálido e cabelos prateados que estaria longe de ser considerado amigo; e o bruxo responsável por tornar a sua vida miserável e que lhe concedera o status de órfão, Lord Voldemort, a quem Potter tomara por arqui-inimigo.
Nessa jornada, aprendemos junto com Harry Potter e seus amigos o verdadeiro poder do amor: capaz de fortalecer, mudar vidas e, até mesmo, salvar uma comunidade inteira. Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro livro num total de 7 livros da saga, e sua receptividade pelo público foi capaz de transportar as aventuras do menino bruxo dos livros para as telas de cinema de 200 países. As técnicas narrativas de Rowling, somadas ao gênero fantasia, dão forma ao enredo magnífico que até hoje continua a encantar gerações, mesmo após 24 anos.
Localização na Biblioteca: CM 028.5 R884hap ed.bras.
Assista aos vídeos da saga em:
Que bela resenha! Parabéns!