“O mal entre nós” (Caio Liima)

Por Ágata Ferraz

Releituras na Quarentena

Sobre um terror nacional

Para ter a melhor experiência de leitura é recomendado que o ambiente esteja o mais escuro possível e de preferência que ocorra a noite. E também que os conceitos adquiridos em uma “cidade grande” sejam deixados de lado. Algumas coisas só ocorrem em cidades pequenas… e devem continuar por lá.

O livro nos coloca no cenário central de Prego, uma pequena cidade interiorana brasileira como qualquer outra. Os personagens são os próprios moradores: uma dona de casa dedicada ao filho e o seu marido; o estimado padre da atuante igreja católica local; os poucos membros da força policial; o padeiro e seus filhos; fieis religiosos prepotentes e um recém chegado a cidade. Todos formam a peculiar sociedade de Prego.

Apesar de viverem suas vidas normalmente, um grande mistério já esta despontado. Uma criança está desaparecida, mas por estar envolta dos julgamentos dirigidos a sua mãe, é ignorada pela maioria. Mas o menino acaba tornando-se apenas o primeiro desaparecido entre outros. Então logo fica claro: a cidade que nunca antes teve registros de crimes violentos, abriga um monstro.

O mal então cria forma. Um monstro, uma assombração, vestindo preto, sem face e com doces ofertados as crianças, é o executor do horror vigente.

O autor nos mostra, no decorrer dos capítulos, a reação da população e de cada pessoa. A profunda tristeza e angustia dos pais que perdem os filhos, o medo que passa a rodear a cidade como uma entidade e a busca desesperada por uma solução. Vemos a policia tornar-se, cada vez mais, impotente perante o pânico instalado e em contra partida, a igreja e o padre ganham mais autoridade, convertendo-se na maior figura de autoritária da cidade.

O autor emprega no livro boas doses de critica social a todas as esferas societárias, sendo-as as vezes de forma sútil entre as frases, outras de forma elucidada. A narrativa abrange diferentes pontos de vistas e linhas de raciocínio, assim como distintos acontecimentos na vida dos personagens.

O terror causado pelo vilão transita entre o psicológico , killer e sobrenatural, pois o suspense que o envolve abre margem para todas as teorias que o leitor se permitir criar. E apenas no formidável final do livro, a cruel verdade é relevada, assim como o destino dos moradores e daquela cidade pequena.

Autor: Caio Liima (Rio de Janeiro, Livro independente, 2021)

Genêro: Terror; Suspense; Thriller

O livro está disponível em: https://www.amazon.com.br/Mal-Entre-N%C3%B3s-Caio-Liima-ebook/dp/B08VF9LPSY

1 thoughts on ““O mal entre nós” (Caio Liima)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *