“Home”, Harlan Coben

Por Maria Clara Pimentel

O livro “Home” (pt-br: Volta Pra Casa – Editora Arqueiro) do autor Harlan Coben, após cinco anos de pausa traz de volta o personagem principal, Myron Bolitar, ex-jogador de basquete e detetive particular nas horas vagas. É uma das minhas obras favoritas do Coben, por trazer vários outros personagens que apareceram ao longo de uma série de best-seller de mais de 10 livros. Dessa vez, Myron Bolitar se vê diante de um mistério de dez anos e a investigação se torna pessoal.

Nesta história, temos dois meninos que desaparecem sem deixar vestígios e um deles é justamente filho do melhor amigo de Bolitar, Win. E a única pista que eles têm é uma ligação anônima. Myron Bolitar pausa todos os seus planos, inclusive seu recente noivado, para se juntar aos esforços de busca dos dois garotos e está ao lado do seu amigo nesse triste momento. Entretanto, Win, tem um estranho e suspeito passado e rumores começam a vir tona, justamente quando um dos meninos reaparece.

Quem conhece Harlan Coben sabe que nada é o que parece e de repente tudo o que o leitor possui são perguntas e não respostas. Tudo o que nós temos é: 10 anos depois que duas crianças de 6 anos desapareceram de uma casa no subúrbio de Nova Jersey, uma delas foi vista em Londres. Pergunta: cadê o outro?

Win e Myron seguem a investigação pelo submundo encontrando uma infinidade de personagens obscuros desde um prodígio jogador de videogame até escravidão infantil e becos sem saída. Coben faz um bom trabalho levando os leitores a conhecer o passado do seu famoso personagem, Bolitar e pela primeira vez temos narrativas em primeira pessoa. “Home” é quase uma edição comemorativa fazendo com que os fãs revisitem personagens antigos que ao mesmo tempo nos trazem aquele sorriso no rosto e um quentinho de nostalgia no coração para ser rapidamente substituído pelo ritmo acelerado da trama que cada piscadela pode ser o suficiente para perder uma informação.

Para quem gosta de romance policial, Harlan Coben é o nome da vez, quando você acha que tudo está resolvido, ele vem e bagunça sua cabeça. “Home” é o que parece ser o décimo best-seller consecutivo número 1 do New York Times. E Win e Myron se torna aos poucos uma dupla inusitada de amigos que foram separados pela vida e passados surpreendentes. Me fez lembrar muito Holmes e Watson. E espero que Coben os traga juntos de novo em mais mistérios e suspenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *