Por Karla Ribeiro
Trecho escolhido:
“Tuas orações e esmolas tem subido como memorial diante do Senhor.” Atos 10:4
Memorial diante de Deus
Fazer um memorial diante de Deus. Ao refletir sobre essa frase, lembro-me de Maria de Betânia derramando seu perfume para ungir o corpo de Jesus, da mulher cananeia clamando pela compaixão do Senhor (Mt 15:28) e do centurião que admirou Jesus com sua grande fé (Mt 8:10). Todos eles tinham algo em comum: se derramaram em extravagante adoração diante de Deus.
O contexto da vida do centurião Cornélio, em Atos 10, não é diferente. A Palavra afirma que ele era um homem piedoso e temente a Deus, que sempre levantava orações ao Senhor. Contudo, perceba um ponto importante: ele não conhecia verdadeiramente o Deus a quem oferecia adoração. Por isso, em uma explosão de graça, Deus move céus e terra para que o Seu servo e sua família pudessem estar mais perto d’Ele, ao ouvirem o evangelho e serem batizados nas águas e no poder do Espírito Santo.
Tal feito é lindo e poderoso demais, irmãos! O nosso Deus ouve as orações daqueles que são Seus. Ele os chama para perto e não permite que permaneçam sem conhecê-Lo. Veja o escandaloso amor do Senhor demonstrado nessa passagem: Ele desloca Pedro e envia Seu anjo para que o Seu amado servo Cornélio pudesse conhecê-Lo mais. Qual outro deus faria isso?
Olhar para essas realidades bíblicas deve fazer o nosso coração queimar de anseio por construir um memorial diante de Jesus, ter a presença d’Ele como o bem mais valioso de nossas vidas e entregar tudo o que temos como oferta de louvor. Saber que o Pai nos olha com alegria e se lembra de nós, a ponto de nos chamar para perto, dá sentido à vida. Portanto, com os olhos fixos em Cristo e o coração derramado aos pés do Senhor, prossigamos na carreira que nos leva até a fonte de toda a nossa existência e satisfação: Jesus.
Pontos de oração:
- Glorifique ao Senhor por Seu amor imensurável.
- Agradeça a Deus por Ele te chamar para perto.
- Ore ao Pai para que Ele te faça amá-Lo mais.
Esta resenha faz parte da série Autores da Torre, do Projeto de extensão Torre de Babel, da Biblioteca José de Alencar (Faculdade de Letras/UFRJ)