Por Bruna Acosta
Segredos de um Escândalo (2023) conta a história de um casal, Gracie (Julianne Moore) e Joe (Charles Melton), que recebem uma atriz em sua residência para estudar a matriarca, já que a atriz chamada Elizabeth (Natalie Portman) interpretará Gracie em um longa-metragem contando a história do casal.
Por que contar a história de um casal?
Bom, o casal se conheceu enquanto trabalhavam juntos em um pet-shop, realmente não teria nada demais se não fosse pelo fato de que Gracie tinha 36 anos na época e Joe, 13.
O caso repercutiu nacionalmente e, 20 anos após todo o escândalo do relacionamento deles, Elizabeth passa a ser um incômodo à medida que o tempo passa, além de Elizabeth fazer Joe refletir sobre como perdeu grande parte da sua juventude se relacionando precocemente com Gracie. Podemos ver também durante o filme toda a manipulação e chantagem emocional que Gracie faz com Joe, dizendo que ele “a seduziu”.
O longa-metragem é baseado em uma história real, onde uma professora se relacionou com um aluno menor de idade e foi presa devido a isso.
Segredos de um Escândalo concorreu à categoria de Melhor Roteiro Original na edição do Oscar de 2024. Ao que tudo indica, em breve estará disponível na plataforma de streaming Netflix.
Esta resenha faz parte da série Autores da Torre, do Projeto de extensão Torre de Babel, da Biblioteca José de Alencar (Faculdade de Letras/UFRJ)