Por Igor Souza
Jake Livingston vê gente morta é um lançamento da Galera Record e escrito por Ryan Douglass. Já chama atenção pela capa pois nela há um personagem assustado com cores como verde, preto e vermelho, remetendo ao gênero terror/ thriller. Esse livro tem uma pegada Jovem Adulto Sobrenatural, pois como o próprio título já diz, tem gente morta.
Jake é o único aluno preto e gay de sua escola, e por esse motivo ele sofre muito preconceito, racismo, homofobia e coisas do tipo. Como se já não bastasse o bullying sofrido pelos colegas de escola, Jake Livingston vê fantasmas.
Isso é possível graças à sua mediunidade, só que o fantasma que aparece para ele não é nada como um Gasparzinho que é fofo e quer brincar. Na verdade, seu nome é Sawyer, e ele é um fantasma que além de ter matado o próprio tio, ele matou vários colegas de classe da escola. Agora Sawyer quer tomar o corpo de Jake.
Por mais que seja um livro Jovem Adulto, as cenas são bem sangrentas e violentas. Ele possui 260 páginas e é bem curtinho, sendo essa justamente a minha crítica. A história, a narrativa e a construção desse personagem fizeram com que eu me identificasse muito com ele. Porém no terceiro ato, que é o último ato, tudo sucede-se muito rápido. Queria que ele tivesse mais páginas explicando um pouco detalhadamente todos os últimos acontecimentos.
Não achei uma história marcante, mas por outro lado vale a pena a leitura por ter diversos acontecimentos surpreendentes, personagens legais, e uma boa construção da narrativa.