Por Karla Ribeiro
Trecho escolhido:
“O Senhor te chamou de oliveira verde, bela por seus deliciosos frutos; mas agora, ao som de um grande tumulto, ateou-lhe fogo, e quebraram-se os seus ramos.”
Jeremias 11:16 A21
Afastados da idolatria, arraigados no amor de Cristo.
No versículo 8 de Salmos 52, o salmista faz uma linda declaração de sua confiança no amor do Senhor ao afirmar que é como uma oliveira verde que cresce perto da casa de Deus, como uma árvore que é sustentada pela terra na qual se arraiga, assim é sustentado o salmista pelo amor de seu Senhor. Essa realidade genuína se estende para todos os filhos de Deus, no entanto, quando depositamos as nossas esperanças em coisas abaláveis da vida, podemos perder o precioso lugar da presença de Jesus.
O contexto de Jeremias 10 e 11 nos proporciona um claro panorama dessa situação, pois o povo de Israel estava morrendo em idolatrias, como uma planta que cresce com as suas raízes arraigadas em meio à lama e sufoca. Eles negligenciaram a voz do Senhor, não deram atenção às suas palavras e trocaram o amor e cuidado do Deus soberano por ídolos feitos de madeira, que não podiam salvá-los. Nós costumamos nos ofender com as atitudes do povo nessas passagens e criticá-los dizendo que nunca faríamos o mesmo, mas quantas vezes não trocamos o nosso lugar secreto pelas demandas do dia a dia? Quantas vezes o dinheiro, o trabalho, a busca pelo conforto ou a nossa afeição exagerada por outras pessoas não roubam o nosso coração?
Sejamos prudentes e, ao contrário da atitude do povo de Israel, prestemos atenção nas palavras do Senhor com corações dispostos a aceitar a correção do Pai. Eu te convido a se colocar com um coração humilde diante do Senhor nesse momento, pare para refletir e peça ao Espírito Santo que aponte áreas na sua vida que possam ser ídolos que te afastam de Jesus, ore por arrependimento e clame para que Jesus te ensine a colocar as primeiras coisas em primeiro lugar.
Pontos de oração:
1) Ore para que Jesus purifique o seu coração de toda idolatria.
2) Ore por um coração arraigado no amor do Senhor.
3) Peça ao Espírito Santo que te ensine a priorizar e cultivar o lugar secreto.
Esta resenha faz parte da série Autores da Torre, do Projeto de extensão Torre de Babel, da Biblioteca José de Alencar (Faculdade de Letras/UFRJ)