O Professor Marco Lucchesi lançará seu segundo romance, “O Bibliotecário do Imperador” no próximo dia 11 às 19h, na Livraria da Travessa, no Leblon.
O autor, frequentador, pesquisador e curador de importantes exposições sobre o acervo da Biblioteca Nacional, homenageia a instituição e faz uma declaração de amor a todos os bibliófilos e leitores em seu novo livro.
A história se passa no século XIX, onde o personagem Ignácio Augusto Cesar Raposo é bibliotecário de dom Pedro II. Ignácio foi um homem real, que foi testemunha dos bastidores do Palácio de Petrópolis e da Corte no Rio de Janeiro, é usado pelo autor como um fio-condutor, para que ele apresente as alterações no tabuleiro de poder e na vida cotidiana do Rio de Janeiro a partir da Proclamação da República.
Figura controvertida, quase anônima e nada épica, Ignácio Augusto é apresentado por Lucchesi como um herói pouco comum, já que é ele quem procura dar destino nobre para a vasta biblioteca que dom Pedro II deixa aqui antes de partir para o exílio na Europa. Ignácio é um protagonista que tem como pano de fundo uma trama apoiada em uma espécie de “vocabulário” presente em edições e bibliotecas – a figura do revisor, as fichas catalográficas, os ex-libris, a conversa do narrador com seus leitores. Elementos que são transformados em personagens nesta trama sobre homens e livros.