
Sebastião Vicente Filho, carinhosamente conhecido por todos como “Pelé”, foi um funcionário que há mais de cinco décadas é sinônimo de dedicação, amizade e compromisso com o serviço público e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Foram 54 anos de trajetória exemplar, marcados por sua atuação incansável desde quando a Faculdade de Letras da UFRJ ainda funcionava na Avenida Chile e que continuou com a mudança para a Ilha do Fundão. Ao longo desse tempo, Pelé acompanhou gerações inteiras ao trabalhar na Biblioteca José de Alencar (BJA): professores que um dia foram alunos, servidores que cresceram ao seu lado e estudantes que guardam sua simpatia e prestatividade como uma de suas marcas.
Referência entre colegas e admirado por todos, Pelé construiu uma história que se confunde com a própria história da Faculdade de Letras. Sua presença é um símbolo de comprometimento, respeito e amor à instituição.
A UFRJ, seus amigos e todos que tiveram o privilégio de conviver com ele celebraram em 28/10/2025 não apenas seus 75 anos de vida, mas sua aposentadoria (por força da lei, não dele).
O funcionário que a vida inteira de foi um exemplo para todos nós.
Parabéns, Pelé!