“Morte no Nilo”, Agatha Christie

Por Pietra Nogueira

Editora HarperCollins: Setembro, 2020

O livro começa nos envolvendo no mundo da história, para que possamos entender a trama. Linnet Ridgeway é a jovem mais rica do momento. Prestes a aceitar um noivado, encontra-se com sua amiga Jackie e descobre que ela também vai se casar. A amiga, ao contrário de Linnet, não tem uma condição financeira tão boa assim, então pede um favor: que seu quase marido trabalhe na nova mansão de Ridgeway. O que Jackie não esperava era que Linnet fosse querer mais do que ajudar o marido dela. Ela queria roubá-lo.

Esse é um dos mistérios de Agatha Christie que mais tem minuciosidades para prestarmos atenção e só assim desvendar o caso. Se você conseguir desvendá-lo. Quando a trama central do livro se inicia, ela vai levando devagar, mas como a calmaria antes da tempestade, não se engane. Aos poucos, situações estranhas levam a situações mais estranhas ainda, até chegar ao grande clímax. Eu me surpreendi no final, apesar de parecer óbvio, nunca é. É um dos livros mais conhecidos da autora e com razão. Recomendo a todos que querem entrar nesse mundo dos suspenses com calma. Juntando traição e romance com um mistério na linda paisagem do Rio Nilo, você irá se apaixonar pelo gênero.

Esta resenha faz parte da série Autores da Torre, do Projeto de extensão Torre de Babel, da Biblioteca José de Alencar (Faculdade de Letras/UFRJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *