Por Larissa Pacheco
“O Verão Que Mudou Minha Vida” é um livro escrito por Jenny Han, autora conhecida por diversas obras, uma delas foi o famoso “Para todos os garotos que eu já amei”. Ela relata a história de uma adolescente de quinze anos que passa por diversos processos de mudança em sua vida, processos pessoais, mas também processos de relações afetivas e amorosas. Belly é uma jovem de quinze anos cheia de questionamentos e sentimentos confusos dentro de si, possui uma vida pacata, mas desde o seu nascimento, em todos os verões, ela vai para a casa de praia de Susannah, melhor amiga de Laurel, mãe de Belly, em Cousins Beach, juntamente com seu irmão, Steven, e sua mãe. Susannah, também conhecida como “Beck”, possui dois filhos, Conrad e Jeremiah.
Belly esperava o ano todo pelo verão, ela amava estar naquele lugar mágico, mas principalmente amava estar reunida com a família de Susannah, já que ela os tinha como sua família também. O livro irá explorar a relação de Belly com Conrad e Jeremiah e como tudo irá mudar em um único verão. Conrad possui um caráter mais reservado e complexo, enquanto Jeremiah, seu irmão, é totalmente o oposto, extrovertido e amigável. Belly nutre uma paixão por Conrad desde sua infância, porém neste verão ela irá desenvolver sentimentos por Jeremiah. O livro apresenta uma ótima linguagem, de fácil entendimento e é voltado para aqueles que gostam de histórias clichês adolescentes.
No caminhar do livro, a personagem principal passará por várias descobertas e processos de autoconhecimento. Belly mudará sua visão sobre si mesma, mas também sobre os outros que estão à sua volta. No decorrer do livro, a narrativa é alternada em diferentes verões, marcando a reviravolta emocional que Belly sofre, questões de identidade que a personagem enfrenta, amadurecimento, amor e a evolução de seus sentimentos por Conrad e Jeremiah. A narrativa é cativante e, acima de tudo, mostra o poder do afeto e da amizade.
Esta resenha faz parte da série Autores da Torre, do Projeto de extensão Torre de Babel, da Biblioteca José de Alencar (Faculdade de Letras/UFRJ)