Por Janaina Oliveira
Rosie e Alex são amigos de infância. Eles trocam cartas, bilhetes e estão todos os dias juntos. Sempre gostaram um do outro, mas, com medo de estragar a amizade, nunca contaram o que sentiam.
Na festa de 16 anos de Rosie, eles aprontaram horrores. Alex levou Bettany, uma moça mais velha, e Rosie convidou Greg, um rapaz mais velho que estudava na escola deles. Alex acabou se divertindo com Bettany, e Rosie com Greg. Alex e Rosie beberam muito, e ele a beijou, mas, como ela estava bêbada, não se lembrava do beijo.
Greg e Rosie acabaram fazendo amor, e aconteceu um acidente que, mais tarde, culminou na gravidez de Rosie. Ela tinha planos de cursar hotelaria em Boston, e Alex, medicina em Harvard. Ambos estavam animados e sonhando com isso há muito tempo. Inscreveram-se nas respectivas faculdades: Alex foi aceito em Harvard e Rosie em Boston, mas os planos de Rosie foram alterados, já que agora ela seria mãe. Nesse período de desespero, ela conhece uma moça na farmácia chamada Ruby, que trabalha no negócio dos pais, e as duas acabam virando amigas.
Rosie quer ir para Boston cursar Hotelaria e pensou em várias possibilidades para manter seus sonhos vivos, considerando até mesmo um aborto. Porém, seus pais são católicos e não concordariam com essa decisão. Então, Rosie acaba decidindo dar o bebê para adoção, mas, quando a assistente social chega para ficar com a criança, ela muda de ideia. Depois disso, ela cria o bebê com a ajuda dos pais, sem que Alex desconfie de nada. No entanto, Alex acaba descobrindo que Rosie não contou sobre a gravidez porque queria cursar Hotelaria e não queria chatear Alex.
Rosie consegue um emprego em um hotel. Greg volta com a promessa de que cuidaria de Rosie e de sua filha Katy. Eles se casam, e, tempos depois, ela descobre que ele está a traindo. Eles terminam, e Alex decide escrever para Rosie dizendo que Greg não é o homem certo para ela. No entanto, a carta é recebida por Greg, que a esconde.
Rosie só descobre a carta meses depois. Alex se casa com Bettany, mas o amor entre os dois é nítido. A partir desse momento, Rosie e Alex vivem se desencontrando, e ela acredita que eles não podem ficar juntos.
Alex percebe que está com uma mulher que não ama e termina o casamento com Bettany. Tempos depois, conhece outra mulher, eles ficam juntos e ele descobre que será pai. Mas, após alguns meses, ele descobre que foi traído e fica muito mal. Rosie vai consolá-lo.
Rosie abre um hotel e Alex vai prestigiá-la. Finalmente, eles conversam e decidem confessar o que sentem um pelo outro.
Essa é uma história muito bonita de desencontros, carinho, respeito e muito amor. Alex e Rosie negaram os sentimentos que sentiam um pelo outro com medo de perder a amizade, mas o que eles realmente estavam perdendo era a chance de serem felizes, e logo perceberam isso quando se entregaram. Na vida, temos que arriscar, pois só saberemos se dará certo se tentarmos.
Esta resenha faz parte da série Autores da Torre, do Projeto de extensão Torre de Babel, da Biblioteca José de Alencar (Faculdade de Letras/UFRJ)